Sustentabilidade chega ao lares com a decoração verde - Fernando Lima
958
post-template-default,single,single-post,postid-958,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

Sustentabilidade chega ao lares com a decoração verde

O crescimento da consciência ambiental chegou também nas residências. Com isso, aumentam-se as possibilidades de torná-las ecologicamente corretas e especialmente belas.

 

A sustentabilidade está na moda e a arquitetura, mesmo que lentamente, vem acompanhando esse movimento. Embora o Brasil ainda não tenha uma legislação específica para materiais ecoeficientes, por que não construir verde? Com criatividade, podemos transformar o que achávamos ser lixo em peças de decoração. O que não falta por aí são produtos para colocar essa ideia em prática.

Como exemplo de iniciativas que têm como foco o reaproveitamento de materiais na decoração está o uso de caixotes de madeira, que vêm sendo utilizados como prateleiras e criados-mudos; e os paletes, estruturas de madeira, metal ou plástico, utilizadas para movimentação de cargas. Os artigos que resultam do emprego de materiais como esses recebem o nome de ecoprodutos.

A designer de interiores Ívia Maia explica que ecoproduto é qualquer artigo ou bem de consumo que tenha sido reciclado. “Produzido a partir de matéria-prima sustentável e que cause o mínimo de impacto ao ambiente durante o processo de fabricação. Pode ser artesanal ou industrializado, desde que não polua e não agrida o meio ambiente, inclusive no pós-uso”, esclarece.

Esses produtos têm ganhado destaque graças ao crescente interesse da população na preservação do meio ambiente, segundo o arquiteto e urbanista Fernando Lima, do escritório Estela Netto Arquitetura e Design. “A utilização dos produtos ecológicos tem sua origem principalmente a partir da conscientização da população, incentivada, é claro, pelo maior interesse dos empresários em satisfazer os clientes, o que permite a produção em maior escala e viabiliza o ecoproduto economicamente.”

Um bom exemplo desse tipo de iniciativa é o aproveitamento de restos de madeira, como aponta a designer de interiores Mirlene Sales. “Encontrados em marcenarias ou fábricas do setor moveleiro e normalmente descartados, eles podem ser trabalhados formando painéis decorativos, tampos de mesas, mosaicos de madeiras, bancos, revestimento de paredes, entre outros. São várias as possibilidades, basta usar a criatividade”, cita.

RESULTADO
Para criar um móvel diferenciado reciclando materiais ou mesmo para colocar revestimentos sustentáveis em casa é necessário cuidar para que a peça seja adequada aos demais móveis que há no espaço, como diz a engenheira e designer de ambientes Flávia Freitas. “É preciso pesquisar sobre produtos novos lançados no mercado e matérias-primas diferenciadas para conseguir resultado à altura de cada necessidade.”

De acordo com Flávia, atualmente é possível criar vários ambientes sustentáveis com muito bom gosto. “A utilização de caixotes de feira, bambus e painéis feitos com paletes dá um charme ímpar ao ambiente. Com criatividade e estilo, muitos produtos podem ser usados como matéria-prima sustentável para a decoração, com um resultado surpreendente”.

 

CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA COMPLETA

FONTE: https://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/decoracao/2013/03/10/interna_decoracao,47024/sustentabilidade-chega-ao-lares-com-a-decoracao-verde.shtml